sábado, 18 de julho de 2015

Quinzena da Expressão Plástica



Tal como baldes a transbordar de tinta, assim foi a nossa quinzena da expressão plástica. Várias foram as técnicas abordadas: desenho em vários suportes e com diferentes materiais, variadas técnicas de pintura, com as mãos, com o corpo, o dedo, com o pincel ou com berlindes. Aprendemos a transformar o lixo, que podemos reciclar, em novos brinquedos. Foi divertido!!!!

 técnica do lápis de cera coberto com guache preto
(consiste em cobrir uma folha branca com manchas de cor feitas com ceras, sem deixar espaços em branco, cobrir com guache preto ou tinta da china; deixar secar e com uma tampa de caneta desenhar o que se quiser; à medida que raspamos o guache, o desenho faz sobressair as cores da cera)

construção com materiais de desperdício
(a partir do lixo que podemos reciclar, construímos novos brinquedos - um jogo de pinos, um robot, um camião com lenha, um teatro de fantoches, um fantoche de copo, um mobile com cores de mar, uma nave espacial)

 desenho com canetas de acetato em folha de acetato
 técnica do giz em cartolina preta
(consiste em desenhar sobre cartolinas coloridas, usando giz colorido ou branco, evitando borratar, que depois é coberto com uma camada de laca para o cabelo; esta serve como fixante, evitando que o giz borrate)


 colagem a partir de restos de cartolina colorida
(algumas crianças têm já tendência a dar algum sentido à sua colagem - na folha de cima há uma tentativa de construção de um pássaro, outros porém é apenas pelo prazer da atividade em si mesma)

 técnica da esfera
(consiste em por uma folha dentro de um tabuleiro ou tampa de caixa; depois há duas formas: mergulhar berlindes em copos de tinta e com uma colher dispo-los na folha e movimentar aleatoriamente o tabuleiro; outra é deixar cair pingos de tinta na folha, colocar um berlinde e movimentar o tabuleiro ou tampa) VAMOS EXPERIMENTAR E VER QUAL GOSTAM MAIS????


MONOTIPIA
(na mesa cobrir uma superfície do tamanho aproximado de uma folha de papel A3 com tinta; fazer um desenho a gosto com o dedo, tentando deixar o traço sem tinta; colocar uma folha sobre a superfície e tirar a impressão)

COMO DIZIA UM SPOT PUBLICITÁRIO:


"É bom sujar-se!!!!" É bom mesmo, experimentem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário